sábado, 26 de março de 2011

"Tropeço do Boi"


Adorando Todo Dia - 12

Por Leo Aragão

“Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.
Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado.” 2 Samuel 6: 5-6


Não duvido que o rei Davi, junto com seus servos e ministros de louvor tinha a melhor das intenções ao trazer a arca de Deus para sua cidade, Jerusalém. Eles tocavam cantavam e conduziam a arca da melhor maneira possível, tenho certeza disso. A arca representava a presença de Deus no meio de seu povo, por isso significava grande alegria. O rei preparou carros novos para colocar a arca, pessoas para cantar e tocar durante todo o trajeto. Estava aparentemente tudo certo. Mas aí surge um imprevisto; o boi que puxava o carro tropeça e arca vai caindo no chão. Um dos servos de Davi, legitimamente tentou não deixar a arca cair e, ao tocá-la morreu. Davi ficou muito triste, assim como todo o povo, tanto que desistiu de levar a arca naquele momento. Este texto não fala sobre o motivo deste fato trágico, mas se compararmos esta primeira tentativa de levar a arca com a segunda onde Davi de fato conseguiu, vemos que a grande diferença foi a consagração e a santidade com que tudo foi feito. Esta mudança de postura gerada por uma tentativa frustrada e por um grande temor a Deus, fez com que Davi e seu povo percebessem o quanto Deus é santo e o quanto devemos buscar ser santos: “pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".1 Pedro 1:16”. A postura de cuidado durante o trajeto foi totalmente diferente da primeira vez. O povo deveria levar  a arca com reverência e não os bois, aliás, os bois foram usado como sacrifício ao Senhor: Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo.Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor,enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.Eles trouxeram a arca do Senhor e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o Senhor. Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos, 2 Samuel 6:14-15 e 17.” O resultado desta mudança foi uma grande festa, uma celebração maravilhosa, Davi adorou com todas as suas forças e o povo celebrou a chegada da arca com grande júbilo. Vamos buscar consagração para louvar, cantar e adorar ao Senhor dando a Ele toda honra e glória da qual só Ele é digno. Tenha um tempo maior de leitura da palavra de Deus, separe um tempo para orar e falar com o Senhor, coloque sua vida diante do Pai e peça a Ele força e sabedoria para evitar situações como o “tropeço do boi”. A consagração e o preparo das coisas de Deus devem  ser feitas com empenho, temor e tremor.
Pois nosso Deus é um Deus maravilhoso...


Grande Abraço



2 comentários:

  1. A paz querido...

    Gostei da Palavra sobre o tropeço do boi, e aqui na minha cidade tem um outdoor com a foto de um pastor descrito " O TROPEÇO DO BOI, Em Nome de Jesus, o boi vai tropeçar na sua vida". Achei meio esquisito e não me lembrava de nenhuma passagem referente ao tal boi, nem o significado. E a palavra que vc postou, diz totalmente o contrario do que eu acho do que ele quiz dizer, pq ninguem quer que o boi tropece em sua vida, não é mesmo? Marcelo - Hortolandia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo, é verdade.A falta de consagração e o despreparo causaram esta situação citada no texto de 2 Samuel. Para estar na presença de Deus devemos nos lembrar de quem Ele é e temer.Temendo a Deus fazemos tudo para Ele com amor, zelo e reverência e, como na segunda tentativa de Davi, podemos nos alegrar com Senhor e sermos verdadeiramente abençoados pela sua prença em nossas vidas.
    Grande abraço a todos aí de Hortolândia.

    ResponderExcluir